quarta-feira, 23 de julho de 2008


--> Juízo Final
Este afresco encontra-se na parede ao fundo do altar da Capela Sistina, e é a representação magnânima do inferno dantesco. A obra apresenta monstros e demônios infernais que puxam, arrastam e carregam às costas aqueles que foram condenados no juízo final, o terror pavoroso expresso nos rostos deles fazem referência direta à Divina Comédia, de Dante Aliquieri. Vemos aqui o pormenor Ressurreição da Carne, no qual um dos julgados é agarrado por demônios e pode-se ver em sua face o terror assustador e marcante de sua angustia interior.
Segundo Hauser, Michelangelo foi o primeiro artista a dar sinais do Maneirismo; não foi o início, mas não se pode negar a influência que ele exerceu sobre os artista da época - muitos estudaram suas obras. Ele deu o impulso definitivo em um período em que a Itália já vivenciava a crise do Renascimento, com o desmoronamento do humanismo e a influência crescente do anti-humanismo provindo da Reforma Protestante e das idéias de Copérnico. O Juízo Final é a reação de Michelangelo à crise social e cultural vivida naquele momento. O tema, além do dogmatismo cristão, fala do drama do homem em um momento de total insegurança, quando as certezas que tinha já ruiram. É expressão do desespero e desânimo de um cristão frente a instabilidade política e religiosa trazida com a Reforma. É um grito agonizante e uma súplica por socorro.

Um comentário:

Michelangelo disse...

Michelângelo é o cara..
não consigo acreditar como ele fez tudo isso...
um grande gênio mesmo!